Descarte Correto de Lâmpadas em Maceió

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Adesão a A3P demonstra preocupação da Defensoria Pública com o Meio Ambiente

CIDADES-MT * 17/2/2011 - 13:32:00

Visando a promoção de uma reflexão sobre os problemas ambientais, bem como estimulando a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, a Defensoria Pública de Mato Grosso está aderindo ao Projeto Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente.

O Projeto de Gestão Ambiental da Defensoria Pública está sendo desenvolvido para implementar práticas públicas que tenham como norte a sustentabilidade ambiental. Haverá a nomeação de uma comissão composta por servidores de vários setores, para que haja uma disseminação da consciência do ecologicamente correto.

A criação de um programa de gestão ambiental está entre as propostas defendidas pelo Defensor Público-Geral, André Luiz Prieto, para a sua gestão frente à Instituição. “É uma iniciativa de adesão voluntária da Defensoria Pública, dando exemplo e fazendo um convite ao engajamento individual e coletivo, incorporando novos conceitos e mudanças de hábito em prol de um meio ambiente sadio e preservado”, explicou Prieto.

Este grupo terá o dever de acompanhar e avaliar os impactos ambientais e desperdícios que, por ventura, estejam ocorrendo, para tentar corrigi-los. Além disso, deverá mapear gastos da instituição, com energia, água, papel e outros materiais de expediente para que se tenha a prática saudável e ambientalmente correta em todos os setores da Defensoria Pública.

Entre as ações já previstas na A3P estão a aquisição de lixeiras que viabilizem a coleta seletiva e a entrega do material recolhido para associações especializadas neste tipo de serviço. Outras ações, da mesma forma, terão grande importância no cenário nacional e estadual de tutelar o meio ambiente.

Conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, a Defensoria Pública de Mato Grosso é a segunda defensoria a aderir ao projeto Agenda Ambiental da Administração Pública, estando apenas atrás da Defensoria Pública de Tocantins. No Mato Grosso a instituição é a quarta a promover este engajamento, no propósito de implantar políticas públicas eficazes em benefício do meio ambiente.

O termo de adesão ao programa A3P, será assinado, em Brasília, pelo Defensor Público-Geral e pela Ministra do Meio Ambiente Izabella Mônica Vieira Teixeira.

Autor: ASSESSORIA
Fonte: O NORTÃO
http://www.onortao.com.br/ler.asp?id=40024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...