Descarte Correto de Lâmpadas em Maceió

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Descarte incorreto de lâmpadas provoca danos ao meio ambiente e riscos à saúde

Fonte: AsCom/Senac-AL
Autor: Eliana Custódio/Jornalista(MTE 371-AL)

O descarte incorreto de lâmpadas fluorescentes, filmes de raio x e outros resíduos pode provocar danos ao meio ambiente e riscos à saúde. As lâmpadas fluorescentes por exemplo, contêm mercúrio metálico, produto altamente tóxico que pode contaminar o solo, os animais, as águas e os seres humanos. Foi o que explicou o técnico ambiental e presidente da Qualitec Nordeste, Alfredo Guilherme, durante a palestra Gestão Ambiental em Resíduo Fotoquímico e Lâmpadas Fluorescentes, no auditório do Senac Poço, promovida pela área de Saúde.

Alfredo Guilherme afirmou que muitas empresas e a população em geral descumprem a legislação lançando resíduos sólidos no meio ambiente sem nenhum tratamento adequado. "As lâmpadas rompidas e jogadas em vias públicas e terrenos baldios contaminam o solo e os cursos d'água, chegando à cadeia alimentar", destacou.

Ele informou que a Qualitec possui o serviço Disk Coleta, que a população e também empresas podem acionar por meio do telefone (82) 3032-3939, pagando uma taxa por quantidade de produto entregue.

A Qualitec faz o descarte ecológico do material, reciclando-o. Filtros de raios x por exemplo transformam-se em embalagens, fichários, capas de caderno e outros acessórios mostrados durante a palestra.
A preservação do meio ambiente e a formação de profissionais qualificados é uma das preocupações do Senac Alagoas, que possui um portfólio de cursos voltados para o segmento. Um dos cursos com inscrições abertas é o de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que atualiza conhecimentos e habilidades para avaliação dos impactos ambientais decorrentes da geração de resíduos sólidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...