Todo material que fique em contato com a tinta (como: resíduos de tinta e solvente, vasilhames, estopa), deve ser descartado de forma a não contaminar o meio ambiente.
Sobras de tinta e solvente devem ficar guardados em recipientes bem fechados e longe do calor ou fontes de faíscas.
Cuidar da destinação adequada dos resíduos é uma preocupação cada vez mais frequente e que tem por objetivo a preservação do meio ambiente. Na Pintura em geral não é diferente. Serviços, sejam eles pequenos ou grandes, estão inclusos nesta categoria. Então, ainda que você só vá pintar uma casa, portão, etc deverá se preocupar com a correta destinação dos resíduos de tinta.
Por isso e também para evitar desperdícios e gastos desnecessários, antes de começar, procure determinar a quantidade de tinta necessária para realizar a tarefa. Como? Medir a área a ser pintada e informe-se sobre o rendimento da tinta consultando a embalagem ou o fabricante.
Trabalho iniciado lembre-se de, um dia para o outro, manter sempre as latas bem fechadas evitando assim o ressecamento. Também é preciso limpar bem a volta da tampa e as bordas da lata e conservar as ferramentas, em uso, limpas deixando pincéis, por exemplo, imersos em solvente específico para o tipo de tinta utilizado.
Procure aproveitar todo o conteúdo da embalagem usando uma espátula para raspar a lata já que, depois de aberta, a tinta dura pouco. Mas, se ainda assim houver sobra de material, faça uma boa ação: Doe. E se preferir dar outra destinação misturando tintas, por exemplo, lembre-se de respeitar as características de cada produto, ou seja, não misture tinta à base de água com as a base de solvente.
E por falar em solventes, as sobras devem ser guardadas em recipientes bem fechados para evitar a evaporação. Esta precaução permitirá a reutilização do produto em uma próxima obra. E os que forem utilizados para limpeza dos materiais de pintura deverão ser guardados para a reciclagem.
E atenção: Não jogue restos de tinta no esgoto, pois isso afetará o lençol freático contaminando os rios. Resíduos de tinta seca devem ser direcionados as áreas de transbordo e triagem (ATT) ou a pontos de coleta licenciados.
Entre em contato com seu fornecedor para se informar a respeito da logística de devolução para reprocessamento e descarte dos resíduos tóxicos.
Também já joguei muito thinner sujo e restos de tintas no solo, mas hoje tenho outra visão!
Preocupar-se com a correta destinação dos resíduos é uma demonstração de responsabilidade social e de respeito ao meio ambiente. Compre esta ideia e ajude a promover a reciclagem na Pintura. Sua vida ficará muito mais bonita pensando verde. (JSM)
Obrigada pelas dicas
ResponderExcluir